Formação de Andebol em Celorico de Basto

Centro de Formação de Basto em parceria com Federação Portuguesa de Andebol, Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto e BECA promovem Ação de Formação acreditada de Andebol para professores de Educação Física

Decorreu nos dias 6, 7 e 8 de junho de 2019, na EBS de Celorico de Basto mais uma formação acreditada de Andebol – Componentes e Meios de Ensino do Jogo de Andebol – 25 horas. Esta formação visou dotar os 21 docentes inscritos com novas ferramentas e metodologias de ensino direcionadas para um melhor ensino aprendizagem desta modalidade. João Varejão, formador da ação, referiu que …”este tipo de atividades tem efeitos muito significativos para a aprendizagem dos alunos, uma vez que os docentes inscritos melhoram o conhecimento e compreensão do jogo e novas estratégias de ensino e aprendizagem”. Tendo em conta o número crescente de alunos a praticar esta modalidade no Município de Celorico de Basto, torna-se imperioso documentar e melhorar o conhecimento dos professores de Educação Física, uma vez que muitas vezes são eles, os primeiros a observar quem são os potenciais alunos a encaminhar para o Desporto Escolar, e para o BECA (clube de andebol formado no seio escolar, e que integra o projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto).

O Centro de Formação de Basto continua assim a contribuir para a formação alargada e diversificada dos docentes dos concelhos de Mondim, Cabeceiras, Ribeira de Pena, Celorico de Basto e Montalegre.

Esta formação decorreu em simultâneo com a Fase Final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Juvenis Masculinos que se desenvolveu em Celorico de Basto e que consagrou o BECA como Vencedor.